Dicas de alimentação para volta as aulas

Publicado em Quarta, 04 Março 2015 18:59

Retomar a rotina de estudo após três meses de férias não é tarefa fácil. Durante os primeiros dias de aula; o sono, a indisposição e a dificuldade de assimilar os conteúdos ministrados em sala são companhia de grande parte dos alunos no início do semestre. Contudo, manter uma dieta saudável pode facilitar bastante a vida de quem acaba de retomar os estudos.
De acordo com a nutricionista funcional, Gláucia Hübner Gonçalves, durante o período de férias é comum haver uma mudança no ritmo de alimentação e sono. Passamos a dormir e acordar muito tarde, comer alimentos pouco nutritivos em horários desregrados. Esse longo período livre de normas acostuma nosso metabolismo e provoca alterações hormonais que, na volta ás aulas, têm como consequência a sonolência e a indisposição.
Para reduzir esses efeitos, a nutricionista aconselha estudantes a buscarem alimentos com maior valor nutritivo, evitando os industrializados, que normalmente possuem valores muito elevados de sódio e açúcar. Esse último tem o consumo excessivo associado à hiperatividade e o déficit de atenção.
No intervalo entre as aulas, apesar de bem práticas, as barrinhas de cereal podem não ser tão nutritivas quanto se pensa.
É preciso estar atento aos rótulos desses alimentos que muitas vezes possuem altas quantidades de açúcar em porções muito pequenas. Para Gláucia, a melhor opção nos lanches entre as aulas são os alimentos naturais trazidos de casa. Um ovo cozido, por exemplo, auxilia na habilidade de raciocínio e memória.
Outro ponto fundamental da alimentação pós férias é não pular refeições, a falta de alimentação no momento adequado aumenta o estresse que diminui a capacidade de atenção do estudante. “Quando pulamos uma refeição, aumentamos a liberação de cortisol pelo organismo, o hormônio do estresse, que vai reduzir a capacidade de concentração do estudante”. Para quem deixa de se alimentar na tentativa de emagrecer, níveis elevados de cortisol impedem a queima de gordura.

Comments are closed.

»